O projecto “Loneliness”, mais do que descrever uma situação ou contar uma história, pretende transmitir um sentimento, a solidão, que se apodera de nós e que lentamente se transforma em melancolia ou, levado ao extremo, em depressão.
Cada ser não é livre de escolher a solidão em que vive, porque ela lhe é imposta pela sua própria natureza. Contudo, o nosso relacionamento com o outro e a proximidade a que nos colocamos dele constitui uma escolha pessoal… quase sempre.
Durante o período em que estas fotografias foram feitas, entre Dezembro de 2020 e Março de 2021 a nossa capacidade de decisão neste particular estava limitada, pelo governo e pelas autoridades sanitárias, que nos mantiveram confinados às nossas casas por longos períodos, privando-nos da liberdade de escolha e de movimentos. Deixámos de estar com os outros e de frequentar os lugares.
Como resultado as ruas das cidades e os locais públicos tornaram-se sítios sem vida, deixando-nos, ao percorrê-los, num profundo estado de solidão.