• Sobre este trabalho
  •  

     

    Os retratos foram realizados ao longo de 2013 com pessoas que se manifestavam nas ruas de Lisboa contra as políticas de austeridade implementadas pelo governo de então, segundo directivas impostas pela “Troika”. As personagens aparecem descontextualizadas e praticamente despidas de qualquer referência social para nos podermos focar apenas no essencial, o seu rosto, revelador da sua intimidade, da sua tristeza, do seu desalento, do abandono e da traição de que se sentiam vítimas indefesas.

    Estas imagens de cidadãos anónimos, em que se pretendeu destacar a sua singularidade enquanto representantes transversais da comunidade, vieram a revelar-se de uma enorme dureza que extrapolava o individual e que poderia, na realidade, materializar um determinado momento da vida de grande parte da nossa sociedade e do nosso país. O que inicialmente seria uma abordagem temática na área do retrato, num contexto de fotografia de rua, acabou por dar origem a um projecto documental.

    As 120 fotografias que constituem o projecto “Remember” estiveram expostas no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre Julho e Setembro de 2019.